Thursday, October 13, 2011

2º Seminário Internacional Sobre Planejamento Urbano e Serviços Ambientais

O 2º Seminário Internacional de Serviços Ambientais e Planejamento Urbano, que se dará nos dias 11, 12 e 13 de outubro, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAM, em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE, juntamente com a Prefeitura de Estocolmo e a Consultoria U&W (You and We) – Suécia.
Consideram-se serviços ambientais os benefícios obtidos a partir do funcionamento dos ecossistemas, tais como a formação do solo, a regulação climática, a produção de oxigênio, o fornecimento de alimentos e a proteção dos recursos hídricos. Para que esses serviços permaneçam em equilíbrio, é de extrema importância que haja a redução dos impactos ambientais causados pelo ser humano.
Outro enfoque que será dado ao debate trata dos impactos da construção civil na biodiversidade urbana na Região Metropolitana de Fortaleza e às alternativas sustentáveis para esta atividade econômica, além dos grandes projetos de infra-estrutura urbana: estradas, metrôs e saneamento básico e habitação.

No comments: